
Vivências do Brincar
São atividades que propõem espaços para o brincar livre, onde os brincantes da Trupe Dragão Encantado atuam como disparadores, estimuladores e parceiros nas brincadeiras com as crianças.
Os brincantes podem agir com diferentes focos, como:
sonoro - com instrumentos musicais, descobrindo seus sons;
de integração com elementos da natureza - com argila, folhas e flores para livre modelagem e criação;
imaginativo e corporal - com jogos e brincadeiras tradicionais e estímulos imaginativos no espaço;
de integração coletiva - com rodas e cirandas;
de livre brincar no aqui e agora - com palhaços.












































Nas Vivências do Brincar, a Trupe Dragão Encantado e os estímulos trazidos pelos brincantes estão a serviço da experimentação das crianças livremente conduzidas pela vontade de explorar o espaço e os elementos que o compõem, embarcando num brincar livre.
Ao possibilitar um espaço e tempo para o brincar livre, revela-se também uma abertura ao desenvolvimento da criatividade, da autonomia e da escuta.
A imprevisibilidade e liberdade no brincar dão espaço para que a criança expresse aquilo que sente espontaneamente, podendo dar vazão àquilo que se passa internamente de modo a desenvolver com integridade seus potenciais criativos e modos de estar no mundo com autonomia. Por tratar-se de um espaço compartilhado com outras crianças, essa presença que considera os sentimentos individuais se depara também com o coletivo, convocando uma escuta ao outro e valorização desta relação.
As Vivências do Brincar partem, sobretudo, do reconhecimento da múltipla importância do brincar, da parceria, suporte e atenção para com as crianças neste ato e de sua capacidade integrativa.